Dividida em etapas, a seleção de textos dos alunos que participarão da Olimpíada de Língua Portuguesa começa na escola, depois acontece no município, no estado, na região e, por último, em âmbito nacional. A premiação, conforme o regulamento, é para o aluno, o seu professor e a escola.
Os 500 semifinalistas receberão medalhas de bronze e cupons para a retirada de livros durante os eventos regionais; os 152 finalistas receberão medalhas de prata e um aparelho de som; os 20 vencedores (cinco por gênero literário) receberão medalhas de ouro e um computador com impressora; as escolas onde estudam os vencedores receberão dez computadores, uma impressora e livros para a biblioteca.
Nesta edição, o MEC convida os professores dos 152 alunos finalistas a escrever um texto-memória sobre a participação na olimpíada em 2010. Os autores dos 28 melhores relatos receberão DVDs.
Trajetória - Em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa se tornou política pública de educação sob a coordenação do MEC e em parceria com a Fundação Itaú Social. A olimpíada teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006, em edições bienais, que contaram com a participação de mais de 3,5 milhões de alunos em todo o país.
Fonte: Boletim SEB/MEC
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