terça-feira, 2 de março de 2010

Começa a Olimpíada de Língua Portuguesa

Foi lançada nesta terça-feira, 02, às 11 horas, na Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, a segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.
O primeiro secretário da ABL, Domício Proença, convidado para saudar os presentes disse: “A casa de Machado de Assis fica feliz ao se associar a essa iniciativa, que tem como objetivo aproximar o falante e escrevente da língua, que é condição para ser cidadão”.

O ministro Fernando Haddad destacou: “Nossa expectativa é que aconteça com a olimpíada de língua portuguesa o que ocorreu com a de matemática: as escolas que se mobilizaram conseguiram, nas provas nacionais, resultados melhores do que as escolas que se mobilizaram tardiamente ou não se mobilizaram”, e a diretora-presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Alice Setúbal, destacou a importância da formação dos professores. Para ela, mais do que um concurso de literatura, a olimpíada permite uma grande mobilização em torno dessa formação.

O evento teve a participação dos parceiros Fundação Itaú Social, Consed e Undime Nacional com seu presidente Carlos Eduardo Sanches. Também estava lá o presidente em exercício da Undime-RJ, José Adilson Gonçalves Priori.
Estiveram presentes, ainda, a secretária de educação básica do Mec, Profa. Maria do Pilar Lacerda, e secretários municipais de educação do Rio de Janeiro, São Fidelis, Rio Bonito, Angra dos Reis, Paracambi, Miguel Pereira, Mangaratiba, Natividade, Mendes, Rio das Flores e outros representantes dos municípios fluminenses e da secretaria estadual de educação.

Presença também marcante foi a do representante da Remec-RJ, professor Cicero Rodrigues. Para animar o acontecimento o cantor e compositor Gabriel Pensador encantou a platéia com a leitura de crônicas, poemas, textos de opinião, dando o tom da segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Adesões de secretarias de educação e inscrições de professores devem ser feitas na página eletrônica do Cenpec.

Foto: www.mec.gov.br

2 comentários:

  1. Queridos, gostaria de ressaltar que faltou mencionar entre os secretários municipais que estiveram no evento a presença da Secretária de Educação do município de Mangaratiba, professora Mônica Santos Gomes Brito.
    Obrigada,
    Abraços para todos e boa noite!
    Maria José da Silva
    SME - Mangaratiba - RJ

    ResponderExcluir
  2. Maria José,
    Já fizemos a inclusão! Agradecemos por ter participado.
    Equipe Undime-RJ

    ResponderExcluir